Reação emocional, o que é?


É quando algum gatilho dispara um desconforto emocional interno, que pode ser leve ou forte, e pode gerar uma ação externa, que é quando chamamos a pessoa de “reativa”. A reação emocional é uma defesa do ego para não sentir dor. Logo, toda reação emocional esconde uma dor. O ego imaturo entende que não pode sentir dor, que isso representa morte. E por isso gasta toda sua energia para evitar sentir. Porém, essas estratégias são extremamente ineficientes, visto que age como um paliativo e, dependendo da reação, pode gerar mais destruição nas relações.
O primeiro passo para trabalhar as reações emocionais é identificá-las. Pode parecer surpreendente, mas muita gente não percebe quando está em reação. Isso se dá pela falta de observar e nomear suas emoções. O ego imaturo tem um olhar compulsivo pra fora. Olhar pra dentro precisa de aprendizado.
O segundo passo é parar a reação. Vai surgir um impulso automático em reagir imediatamente com uma ação. Nesse momento, busque toda a sua força e respire. Não reaja. A reação tende a contrair partes do corpo. Tente ir identificando essas partes tensas e respirar mais lenta e profundamente, buscando relaxar mesmo com o turbilhão de emoções presentes. Foque em observar o que está acontecendo internamente. Não faça nenhuma ação.
O terceiro passo é tentar atravessar a reação e permitir que a dor venha (essa dor que a reação tenta evitar que você sinta). Escolha conscientemente de que quer sentir a dor e permitir que ela passe por você. Tente escapar dos pensamentos, que a essa altura podem ser muitos e enlouquecedores. Colocar a atenção na respiração ajuda. Deixe a dor vir. Sinta. Chore. Entregue-se e deixe esvaziar. Isso não é ser fraco. Pelo contrário. Precisa de muita força para enfrentar esse processo.

Dica 1: raiva, irritação, impaciência, medo, entre outros, são indicativos de que está acontecendo uma reação emocional.

Dica 2: não tome nenhuma decisão enquanto está em reação emocional. Pode ser catastrófico e irreparável.
O descontrole diante das reações emocionais é o maior motivo de separação de casais. Cure suas emoções e veja suas relações se transformarem.

danielle.carneiro@gmail.com